Dois anos sem Zé Alai

...a cultura chora...os homens esquecem...os amigos sentem saudades.
Livro Boa Saúde: Origem e história
Há exatamente dois anos a cultura Boasaudense perdia seu filho mais aguerrido. Falecia José Alaí de Souza, em seu apartamento em Natal. José Alai contribuiu muito para com os artesãos de Córrego de São Mateus. Por diversas vezes esteve aqui reunido com eles com o objetivo de incentivá-los e não deixarem a cultura acabar. Foi através de José Alai que as bonecas de pano de Dona Salvina (In Memória) se tornaram conhecidas pelo Estado.


Com sua partida inesperada, Zé Alaí, como era chamado, nos deixou órfãos de heróis defensores da cultura em nosso município. Recentemente no lançamento do livro Fragmentos do Passado, sua autora, D. Nina, relembrou a dedicação e o incentivo do grande amigo Zé Alaí para que ela registra -se suas memórias e histórias. Isso é incentivar, fomentar, dar asas aos nossos artistas, artesões, escritores, em fim, a arte. 
Dona Salvina fazendo colcha de retalhos
Foto tirada por Zé Alai em 2010
Zé Alaí era um sonhador, um homem que via em seus semelhantes as virtudes e nunca os defeitos. Existem dezenas de pessoas em Boa Saúde que podem dar esse testemunho do empenho e zelo que ele tinha não só na cultura, mas no cidadão.

Capoeira, coral, artesanato em fuxico, biscuit, pintura, produção alimentar... foram algumas das ações dele em nosso município, isto como cidadão. Pena que outras pessoas que poderiam ampliar esse legado não o fazem. Que um dia possamos estar presenciando esse resgate cultural e que a memória e os feitos do amigo Zé Alaí tenham o devido reconhecimento.
Conheça mais do trabalho de José Alai visitando os blogs que ele alimentava


"O Site ESSE É O CÓRREGO tem o objetivo de divulgar a história do nosso povo e um dos maiores incentivos foi dele: José Alai"


MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia