Série Caminho da Cruz

O tempo da Quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Nesse tempo os fiéis católicos costumam realizar celebrações especiais com foco no sacrifício de Cristo pelo pecador. A partir deste domingo, 13 de março, o ESSE É O CÓRREGO estará publicando a série CAMINHO DA CRUZ. Esta série consiste na publicação das 15 estações da da via sacra.

Os fiéis de Córrego de São Mateus lembram muito bem das beatas Dona Zefa de Robério, Dona Odete e Dona Neves que no tempo da Quaresma juntavam o povo da comunidade para rezar a via sacra. A igreja ficava cheia e as pessoas seguiam em fila os passos da via crúcis.

A via sacra ou via crúcis é o trajeto seguido por Cristo do tribunal de Pilatos até o Calvário. O exercício da via sacra consiste em o cristão seguir mentalmente os passos dolorosos de Jesus afim de reconhecer o seu grande amor e sacrifício pelo pecador.

A via sacra teve início no século XI quando os fiéis percorriam o caminho que Jesus percorreu na Terra Santa (Jerusalém). Com a chegada das cruzadas isso tornou-se inviável em virtude das constantes guerras pela terra onde Jesus andou. Após isso os cristão passaram a "seguir" a via dolorosa em meditação. Surgiram então os quadros da via sacra que servem para marcar as estações ou passos do Senhor.

Em diversas comunidades rurais costuma-se seguir a via sacra assim: Os quadros ou estações da via sacra são distribuídos para 15 (quantidade de estações) residências. Os fiéis se reúnem e vão passando de casa em casa e rezando o que for referente a cada estação.

ESTAÇÕES DA VIA SACRA

11ª Estação: Jesus é pregado na cruz
12ª Estação: Jesus morre na cruz
13ª Estação: Jesus é descido da cruz
14º Estação: Jesus é sepultado

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia