Boa Saúde, 63 anos - ASPECTOS CULTURAIS

ASPECTOS CULTURAIS

São muitos os costumes, valores e tradições, que, ao longo do tempo, vão se perpetuando, desaparecendo, ou até mesmo sendo substituídos por outros. Mudanças ocorreram e continuam a acontecer nos diversos setores da sociedade em ritmo cada vez mais rápido. E, com isto, muda a moral e certos padrões de comportamento são abandonados, superados ou substituídos.

A cultura de Boa Saúde sofreu decadência nos últimos anos. Expressões culturais fortes deixaram de existir no município. Dentre tantas podemos citar: O João Redondo do mestre Mané Luiz, O Boi de Reis de João Birico, o pastoril e até mesmo as novenas do mês de maio e os desfiles de sete de setembro. Essa perca aconteceu por dois motivos: a cultura não foi transmitida e havia poucos interessados em preservar.

Vale destacar o artesanato em fuxico o qual tem se tornou referência no estado, ganhado destaque em feiras nacionais e internacionais. Na música podemos contar com muitos instrumentistas e vocalistas de mão cheia, principalmente no setor evangélico. Na literatura destacamos José Alai, um grande historiador que deixou para o município suas memórias em um livro. Ainda destacamos Dona Nina, a professora Amélia, o poeta Antônio Zacarias e Juciê Gomes que está pesquisando e registrando a história do Distrito de Córrego de São Mateus.


MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia