Boa Saúde, 63 anos

Hoje nossa cidade está completando mais um ano de emancipação política. Nada melhor do que um pouquinho de história para que venhamos a valorizar ainda mais o lugar em que vivemos.

Boa Saúde, 63 anos

ORIGEM DO POVOADO
O livro Boa Saúde, Origem e História, de José Alai e Maria de Deus, filhos de Boa Saúde... Dá conta de que em meados do século XIX, o sertão paraibano passou por uma grande seca. Daí uma família de dez irmãos retirou-se de lá pendendo pra as bandas do Rio Grande. Sua retirada findou na Data do Lerdo, que pertencia a Vila de São José do Rio Grande, que hoje é São José de Mipibu.

Chegando aqui se arrancharam as margens do Rio Trairi, que não tinha tanta água, mas tinha água. Foram chamados então de Os Cachoeiras.

ORIGEM DO NOME BOA SAÚDE
Trata a tradição e alguns documentos antigos ajudam a sustentar... Que um dos Cachoeiras quando esteve doente, passou a banhar-se no Poço da Pedra Grande. Nesse poço tinha muito muçambê, uma planta medicinal. O caba ficou bom e agradeceu a Nossa Senhora da Saúde a graça recebida.

Em uma de suas romarias para o Juazeiro um padre questionou sobre o nome do povoado que se chamava Lerdo e sugeriu que colocassem um nome que expressasse religiosidade e prosperidade. O romeiro, que era devoto de Nossa Senhora da Saúde, trouxe no matulão uma imagem da santa e a família construiu uma capela tornando Nossa Senhora da Saúde, padroeira do povoado. E a partir daqueles dias o povoado passou a chamar-se Boa Saúde e não mais Lerdo.

O NOME JANUÁRIO CICCO
Aí foi onde o bicho pegou... Na década de 50, só haviam dois partidos políticos em Boa Saúde: O PSD e a UDN... O PSD era o partido com maior representatividade... Para que houvesse a emancipação o Deputado João Frederico Aboutt Galvão, que era da UDN, deveria votar a favor o que não aconteceu de início.

Como Aboutt Galvão não votou Boa Saúde não passou a ser cidade. Porém os distritos de Serra Caiada e Monte Alegre tornaram-se cidades e Boa Saúde foi dividida em duas partes. Diante disso as autoridades políticas de Boa Saúde procuraram o Deputado Aboutt Galvão que concordou em votar a favor da emancipação se o novo município fosse chamado de Januário Cicco em homenagem ao ilustre, amigo e médico Dr. Januário Cicco.,

No dia 11 de dezembro de 1953, o povo se reuniu para comemorar o nascimento da nova cidade e aconteceu uma grande surpresa... Foi anunciado um novo nome para Boa Saúde... Januário Cicco não agradou o povo e os fogos foram apenas estouros e não expressaram alegria nenhuma.

No dia 02 de fevereiro de 1991, a Câmara de Vereadores aprovou a Emenda que alterou o nome de Januário Cicco para Boa Saúde.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia