NOSSA HISTÓRIA - Prefácio do Livro

Prefácio do Livro Boa Saúde - Origem e história

José Alai de Souza e Maria de Deus de Araújo, irmãos de sangue, descendentes de antigos moradores do Município de Boa Saúde, realizaram uma pesquisa sobre sua história sócio-econômica.

Capa do livro sobre o Coronel José Lúcio
Escrito por José Alai
Construídos pelos seus antepassados, os autores se esmeraram no estudo que vem a público agora de profundidade de análise e minudências que completam a história e a saga do seu povo e lideranças políticas.

Conheci de perto o trabalho de José Alai, que foi meu auxiliar competente e sério, na época em que exerci o cargo de Secretário de Estado do Trabalho, no Governo Geraldo Melo.

Ele vinha do esforço de setores da igreja progressista, nos movimentos de educação de base e dos sindicatos rurais, sempre imbuído dos ideais do Evangelho libertador, em busca da felicidade do homem, do seu encontro com Deus, do seu bem-estar e da sua cidadania.

Descendentes dos Souza (seu avô paterno foi um dos mais antigos habitantes de Boa Saúde) família que ajudou aquela região crescer. Além de seu pai foram inúmeros os tios de José Alai e Maria de Deus distribuídos naquelas terras de um verde verdejante, sob a sombra dos cajueiros, umbuzeiros, cajazeiros e juazeiros abundantes.

Vale a pena deter-se nos apontamentos de José Alai e Maria de Deus relatando a história de Boa Saúde, dos seus homens e das famílias que ali se instalaram.

Os autores, pelo lado materno, são netos do "coronel" José Lúcio figura emblemática e polêmica das regiões de Goianinha e Santo Antônio do Salto da Onça, onde foi prefeito por mais de uma vez.

"Coronel" da política e do latifúndio, José Lúcio foi na sua época, o maior líder de prestígio pessoal nesses municípios, enfrentando o saudoso Lindolfo Vidal e a poderosa Usina Estivas, sob o comando de Adauto Rocha.
Jornalista Taciano Duarte

As condições da vida, às vezes inexplicáveis mostraram como as gerações que se sucederam no âmbito familiar, nem sempre rezam na mesma cartilha dos ascendentes; os "netos do famoso "Coronel" José Lúcio lutaram pelos ideais que se contrapuseram ao do avô fazendeiro, conservador, dono de um eleitorado que dependia do seu império rural.

A história de Boa Saúde, bem contada, é uma referência nesse ramo bibliográfico pouco usado no Rio Grande do Norte.

Natal, novembro de 2000
Taciano Duarte

Página 13

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia