NOSSA HISTÓRIA - Os Primeiros Atendimentos Médicos

Os Primeiros Atendimentos Médicos em Boa Saúde

Os primeiros atendimentos médico-odontológicos realizados em Boa Saúde iniciaram em 10/03/1971, através de um convênio firmado entre a Prefeitura e a UFRN/CRUTAC. A sede do Município recebia, uma vez por semana, a visita de um médico e um dentista para atendimento à população. Os casos de internamentos eram encaminhados, de acordo com a gravidade, para o Hospital Regional do CRUTAC, em Santo Antônio, ou para o Hospital Onofre Lopes em Natal.

Encerrado o convênio com a UFRN/CRUTAC, a prefeitura firmou convênio com o FUNRURAL, na administração da Prefeita Aliete de Medeiros Paiva (31/01/1973 a 31/01/1977), para atendimento médico-odontológico na sede do município.

No dia 03/01/1977 foi fundada a Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Januário Cicco, uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos e que rege-se pelos seus estatutos.

A Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Januário Cicco é a entidade mantenedora da Maternidade Eufrázia de Medeiros, através de convênios com a Secretaria de Saúde do Município, Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte e com o Sistema Único Descentralizado de Saúde – SUDS.

A primeira médica residente em Boa Saúde foi a Dra. Maria Janili Alves da Costa, no período de 1983 a 1987, sendo substituída pelo Dr. Augusto Rivero, que permaneceu como médico da Maternidade Eufrásia de Medeiros, do ano de 1988 ao de 1990.

Com a saída do Dr. Augusto Rivero, a partir de 1991, a Maternidade Eufrásia Medeiros ficou sob a responsabilidade do Dr. Welington Alves da Rocha, que permaneceu em Boa Saúde até 1995.

A partir de 1992, a referida maternidade passou a contar, também, com o atendimento médico da Dra. Osmarina Batista de Almeida, que continua até hoje.

A Dra. Zélia Maria Barbalho foi a primeira dentista a residir em Boa Saúde, iniciando em 1981 e permanecendo até os dias atuais, com o atendimento odontológico, compreendendo: aplicação de flúor, restaurações e extrações dentárias, numa média de 2.800 pacientes, nos últimos anos.
Página 73


O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia