Uma escola com o nome de Creuza Xavier

Pesquisando sobre a história da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro descobrimos que o prédio que abrigou essa escola na da década de 1990, recebeu inicialmente, o nome de Creuza Xavier Azevedo.
Procuramos recuperar essa história e descobrimos que Creuza era uma grande amiga do Ex-prefeito Paulo de Souza, que havia construído e inaugurado a escola. Paulo de Souza resolveu homenagear sua amiga que havia falecido em 1983.

Conheça a história de Creuza Xavier Azevedo
Creuza Xavier Azevedo, filha de Camilo Xavier de Almeida e Beliza de Oliveira Xavier, era natural de Lagoa Salgada, foi casada com Zacarias Azevedo, o qual era farmacêutico e que tendo falecido ainda jovem, deixou a filha Joaneide com três anos. O ano era 1953 e Creuza estava com 25 anos de idade.

Viúva e com uma filha pequena, Creuza conheceu e casou-se novamente com José Francisco de Oliveira, filho de Luiz Francisco de Oliveira a quem pertencia muitas terras no pequeno lugarejo de Córrego de São Mateus. Seu esposo foi vice-prefeito ao lado de Nezinho de Souza e nessa época, Creuza conheceu Paulo de Souza, tornando-se muito amigos.

Naquela época os partos eram feitos em casa mesmo pelas mãos das parteiras curiosas. Creuza foi uma das primeiras parteiras de Córrego de São Mateus. A década era a de 1960 quando Creuza foi convidada por Paulo de Souza para ser parteira no hospital de Boa Saúde. Para ocupar o cargo, Paulo sugeriu e ajudou Creuza a fazer um curso de aperfeiçoamento em São José de Mipibu.

Trabalhou por muitos anos no hospital de Boa Saúde, também foi funcionária pública da Prefeitura de Natal e aposentou-se com professora. Faleceu em 15 de junho de 1983.

Ainda não conseguimos descobrir ao certo o porquê do nome de Creuza Xavier Azevedo ter sido substituído por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Agradecimentos à Emanuel Xavier (neto)

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia