Esse Blog é destinado especialmente á comunidade de Córrego de São Mateus porém, vou fazer essa postagem porque acho interessante. É que no dia 26 de agosto de 2010, aconteceu na Comunidade de Lagoa de Onça (a 3 Km de Córrego), o encerramento do 5º Seminário Nacional de Saneamento Rural - Avanços e Perspectivas, iniciado terça-feira (24), às 19h, no Hotel Rifóles em Ponta Negra.
Falando sobre a Associção
   Segundo informe da CAERN "A experiência da comunidade em Lagoa de Onça é positiva porque a Associação dos Trabalhadores já estava estruturada quando o modelo de auto-gestão foi implantado na comunidade. O modelo de auto-gestão repassa para a comunidade o papel de gerenciamento do sistema de abastecimento de água com o acompanhamento da Caern. O trabalho do presidente da Associação, José Arnaldo da Hora, é referência no município de Boa Saúde. Ele se empenha em gerir bem o sistema, repassado pela Caern, que trouxe satisfação para todos quando levou água encanada para as 63 casas da comunidade."
José Arnaldo da Hora

   E continua elogiando o trabalho assim: "Além de presidir a Associação, fazendo balanços e relatórios sobre o trabalho de auto-gestão, José Arnaldo também faz o papel de operador, ou seja, faz conserto de vazamentos, ligação de água, leitura dos hidrômetros e tem a responsabilidade de entregar a conta, cobrar dos inadimplentes e em último caso proceder o corte. Ele também mantém um estoque de canos e joelhos, além de ferramentas para os consertos na rede de água.


Há três anos na presidência da Associação, José Arnaldo, afirma que o fato dele conhecer bem a comunidade, ajuda a desenvolver seu trabalho. Muitas vezes, sua atuação não é fácil, porque ele precisa cortar água dos que não querem pagar. "Conheço cada um e sei quando eles podem ou não pagar. Tem gente que pede mais um dia de prazo e a gente negocia", explica o presidente.

Se todos não tiverem consciência da importância de pagar, a Associação arca com os custos totais. Para desenvolver o seu trabalho, José Arnaldo que é agricultor, recebe uma gratificação.

José Arnaldo trabalha por uma Associação forte porque entende que sua comunidade só vai prosperar se o que for feito tiver a aprovação e a participação de todos. A comunidade o respeita e ele cobra o compromisso de todos para que a Associação funcione. Ele montou um escritório onde recebe os associados, resolve pendências da Associação e faz o gerenciamento do sistema."


Aplausos
   O evento contou com a presença de vários técnicos da CAERN e da ABES além de presidentes de Associaçoes comunitárias vizinhas a Lagoa de Onça bem como do Vice-Prefeito de Boa Saúde, Pedro Birico, e muitas pessoas da comunidade.

O evento começou por volta das 15:30h com uma série de perguntas ao Presidente da Associação Com. dos Trab. de Lagoa de Onça, José Arnaldo da Hora, logo seguindo com a apresentação e discussão de experiências dos presentes sobre o modelo de gestão do sistema distribuidor de águas e da própria Associação. José Arnaldo foi muito bem parabenizado pelo interesse em ver sua comunidade organizada. Após foi exibido um video que mostrou algumas informações sobre a comunidade.E para finalizar foi servido um lanche com produtos locais.

José Arnaldo está de parabéns pelo belo trabalho desenvolvido na comunidade de Lagoa de Onça.

O Blog Esse é o Córrego o parabeniza...

Postar um comentário

 
Top