Córrego verá chuva de meteoros

A partir de hoje, 11/08, quem mora em Córrego poderá ver a chuva de meteoros Perseidas. Durante o mês de julho muitas pessoas viram várias "estrelas cadentes" e a partir de hoje poderão ver muito mais.

A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente entre os meses julho e agosto. Esse fenômeno é formado por um rastro de fragmentos expelidos pelo cometa Swift-Tuttle e que se estendem ao longo de sua órbita, ficando mais visíveis quando sua trajetória está mais próxima do Sol.

Visíveis anualmente, a chuva de meteoros Perseidas normalmente tem o seu pico entre os dias 8 e 14 de agosto, sendo possível observar dezenas de estrelas cadentes ao longo da noite.

Constelação Perseus

Formada por um rastro de partículas registrado pela primeira vez durante a passagem do cometa em 1862, o fenômeno recebe este nome porque o seu radiante, ou o ponto no céu no qual a chuva de cometas se inicia, se localiza justamente na posição da constelação Perseus. Ela é usada para orientação na observação do evento no céu, sem uso de equipamentos especiais.

Como observar a Perseidas?

Apesar de serem mais bem visualizadas do hemisfério norte, a chuva de meteoros Perseidas pode ser vista sem o auxílio de equipamentos por quem estiver mais próximo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, porém longe da poluição e das luzes artificiais de centros urbanos. Praias e locais descampados, também são considerados lugares ideias para poder visualizar o fenômeno a olho nu, pois haverá uma maior oportunidade de contemplar o céu e evitar possíveis obstruções. É bom lembrar que, apenas após cerca de 30 minutos no escuro seus olhos vão se adaptar e você começará a ver os meteoros. Seja paciente.

Infelizmente, neste ano, a claridade da chamada Super Lua irá tornar mais difícil ver a chuva de meteoros. No entanto, ainda será possível ver algumas bolas de fogo com muita luz e cores riscando o céu.  A Perseidas atingirá seu pico durante a noite do dia 12 (terça-feira) e a manhã do dia 13 (quarta-feira). Durante o fenômeno, a contagem de meteoros pode chegar a 100 por hora, em velocidade média de 59 Km por segundo.

Fonte: Tecmundo e Apolo 11

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia