Abuso de crianças e adolescentes? DENUNCIE!

Desde o dia 18 de maio a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda de Boa Saúde/RN, por meio de seus equipamentos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, vem realizando a campanha Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00).

Dentre os eventos previstos que tem como principal objetivo: Informar, mobilizar, sensibilizar a população do Município de Boa Saúde/RN, para a atenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente; Está sendo realizado uma intervenção nas escolas do município.

No dia 28 de maio de 2015 a equipe técnica do CRAS e CREAS, formada por Psicólogos e Assistentes Sociais, bem como Orientadores Sociais e usuários do Centro de Convivência das Famílias realizaram a atividade na ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.

Para as crianças foi apresentada uma peça teatral encenada pelos próprios usuários do CCF. A peça é uma adaptação da história de Chapeuzinho Vermelho, que procura exemplificar como podem ocorrer os casos de abuso ou exploração sexual. O Objetivo é que crianças e adolescentes se atentem para as formas sutis que essa violência pode ocorrer e saibam acionar as instituições necessárias – CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, etc. – e quebrem o silêncio denunciando tais atos.

Também foi realizada uma roda de conversa com os professores da escola sobre o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destacando-os como atores sociais estratégicos na identificação de casos de violência Sexual ou outros tipos de violação de direitos.

Esse projeto ainda continuará a ser executado nas demais escolas do Município, sobretudo na ESCOLA CHICÓ MARIA. Segue as fotos do evento no Perpétuo Socorro.

Texto e fotos de Adayane Rodrigues

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia