BOA SAÚDE - Caracterização do Município
O Município de Boa Saúde está localizado no Rio Grande do Norte, na Microrregião do Agreste Potiguar. A sede municipal fica a uma distância de 75 quilômetros de Natal, a capital do Estado. Está situada a uma altitude média de 104 metros acima do nível do mar e tem as seguintes coordenadas geográficas: 06° 06’ 00” latitude sul e 35° 32’ 54” longitude oeste.
Área e Limites
A área total do Município de Boa Saúde é de 264 km2, correspondendo a 0,50% da superfície do Estado do Rio Grande do Norte.
Norte – Bom Jesus e Macaíba
Sul - Serrinha e São José de Campestre
Leste – Lagoa Salgada e Vera Cruz
Oeste – Serra Caiada e Sen. Elói de Souza
Clima
O clima do Município de Boa Saúde é semi-árido, com uma temperatura média anual de 25,7 Cº e umidade relativa média anual de 74%. O período chuvoso corresponde, normalmente, aos meses de março a junho, com as seguintes precipitações pluviométricas anuais: média de 741,2 mm; máxima de 1.573,0 mm e mínima de 394,23 mm.
Solos e Vegetação
Plantação de milho |
Com fertilidade natural baixa e textura média existe, ainda, outro tipo de solo favorável à fruticultura, principalmente caju e coco, além de pastagens e mandioca.
Quanto à vegetação, predominam as espécies de clima semi-árido, da caatinga hipoxerófila - árvores e arbustos, destacando-se, entre outras, as seguintes: catingueira, angico, juazeiro, umbuzeiro, aroeira, marmeleiro e mandacaru.
Ocorrências Minerais
Em relação à ocorrência de minerais no Município de Boa Saúde, verifica-se a existência do diatomito, mineral não metálico, que possui características física e química de grande importância para o uso industrial como isolante térmico e acústico, coadjuvante na filtração, absorvente, abrasivo moderado, etc. O referido mineral é encontrado, principalmente, nas lagoas da Capivara, do Meio, Pau D’Árco e Barbatana.
Recursos Hídricos
A maior parte do município de Boa Saúde está situada no aquífero cristalino, onde torna-se difícil o armazenamento de águas subterrâneas. Os poços perfurados, no referido aquífero, apresentam uma vazão média baixa de 3,05 m3/h e uma profundidade de até 60 metros, com água, geralmente, de alto teor salino, com restrições para o consumo humano e para a agricultura.
De forma dispersa, o aquífero de aluvião apresenta-se constituído pelos sedimentos depositados no leito do rio e riachos de maior porte. Caracteriza-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros, com água, geralmente, de boa qualidade e pouco explorada.
Barragem de Boa Saúde |
Principais riachos que banham o Município de Boa Saúde: Bom Pasto e Córrego de São Mateus.
Açude de Seu Jorge Córrego de São Mateus |
Açude com capacidade de acumulação superior a 100.000 m3: Açude Comunitário Córrego de São Mateus.
Páginas 19 - 21
O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.