Terezinha Gomes, um pouco de história

Hoje, 12 de março, a comunidade de Córrego de São Mateus encontra-se de luto pelo falecimento de Dona Terezinha Gomes.

Terezinha Gomes, começou sua carreira em Vera Cruz onde trabalhou arduamente para implantar e fortalecer o Mobral - Movimento de alfabetização da década de 50. Foi ela a primeira Secretária de Educação da cidade e iniciou implantando o MOBRAL. "O povo mais velho não sabia ler nem escrever e isso me incentivou a ajudar esse povo de alguma forma... Implantamos o MOBRAL que logo foi se expandindo pelo município e chegou a até Córrego de São Mateus... Naquela época não tinha carro disponível para visitar as escolas, que funcionavam nas casas dos professores... mas eu montava num cavalo e ia mesmo assim". Contou Dona Terezinha.
Alunos e professores do MOBRAL em Córrego de São Mateus

Professores do MOBRAL de Vera Cruz
De Vera Cruz veio para o Córrego onde construiu uma escola e contribuiu com a educação da pequena comunidade. Nos anos 70 e 80, o Córrego foi palco de grandes festividades realizadas pela Escola Estadual Maria Nazaré Wanderley (dirigida por Terezinha Gomes). Dona Terezinha, como é mais conhecida, também foi diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por vários anos. Foi na época de 90 que a escola viveu seu momento áureo. Todas as datas comemorativas eram festejadas com grandes eventos. Festa junina, Dia do Estudante, sete de setembro e o tão esperado desfile da mais bela estudante eram os mais esperados pela comunidade.
A mais bela estudante nos anos 80

A mais bela estudante nos anos 90

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia
12 de março de 2017 às 22:41

Meus sentimentos, a toda família, que se despedem desta grande Mulher, DONA TEREZINHA GOMES, Que deixa uma linda historia na sua passagem por esta vida , como uma disseminadora de valores humanos, culturais e sociais não só para a família, mas pra toda uma geração que a conheceu , e que hoje se espalham por todos os lugares deste Brasil, pois onde tiver alguém desta região (Córrego de são mateus, e vizinhança) irá ter uma recordação viva do seu legado, de sua dedicação a todo um projeto de sucesso em prol da educação e na criação de valores humanos. uma pessoa digna de todas homenagens e gratidão por tudo que fez enquanto esteve entre nós, e será sempre lembrado por muita gente, como um belo exemplo. VAI COM DEUS , PROFESSORA TEREZINHA GOMES,,

Resposta
avatar