NOSSA HISTÓRIA - O Farmacêutico e a Farmácia

Primeiro Farmacêutico, Primeira Farmácia

Otacílio Barbosa da Silva
Primeiro Farmacêutico de Boa Saúde
A partir de 1953, Boa Saúde passou a contar com a sua primeira farmácia, de propriedade do Senhor Otacílio Barbosa da Silva, prático em farmácia que, antes, tinha trabalhado como auxiliar do Dr. Orlando Barbalho Azevedo, médico obstetra, no vizinho município de Santo Antônio.Antes da chegada do Senhor Otacílio a Boa Saúde, os partos eram assistidos por parteiras curiosas. A partir de então , com a sua experiência e dedicação, ele passou a realizar os partos, fazendo inclusive fórceps, quando o caso exigia. Teve que lutar contra muitos tabus e preconceitos. Pelo fato de ser homem, muitas vezes era chamado quando há três , quatro dias, as parturientes estavam aos cuidados das curiosas e o parto não acontecia ou, ainda, quando não expeliam a placenta.

Para atender aos chamados nos sítios, quando não dispunha de transporte, percorria léguas a cavalo, de dia ou de noite, para atender uma parturiente.

Além de parteiro o Senhor Otacílio fazia pequenas cirurgias, engessava fraturas e realizava serviços ambulatoriais: aplicação de injeções e curativos. Fazia, também, as vezes de um veterinário, realizando partos de animais (vacas, éguas, porcas), quando, por algum tipo de complicação, precisavam de assistência. Determinadas doenças dos animais, como a “língua de pau”, eram curadas com as suas fórmulas.

O Senhor Otacílio, como prático de farmácia, prestou um grande serviço à população de Boa Saúde, numa época em que não existia médico nos municípios do interior. Nada recebia pelo seu trabalho, quando o paciente não podia pagar, e, nestes casos, o atendimento, os remédios e os materiais dos curativos eram custeados pela prefeitura, em determinadas administrações.

Nascido no município de Goianinha, em 14 de junho de 1914, o Senhor Otacílio Barbosa da Silva faleceu no dia 07 de abril de 1995,em Natal.

Página 72

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia