NOSSA HISTÓRIA - Os Entretenimentos

Os Entretenimentos em Boa Saúde

Em se tratando de costumes e tradições, não podem ser esquecidas algumas modalidades de folguedos populares, como o boi-de-rei e o João Redondo. 

Os moradores mais antigos lembram os bois-de-rei que geralmente se apresentavam em Boa Saúde e nas localidades vizinhas; eram originários da Lagoa do Espinho, do Córrego de São Mateus e do sítio Gatos, do qual o senhor João Porfírio dos Santos era um dos figurantes, denominado de Birico, o que lhe valeu o apelido até hoje.João Porfírio dos Santos – João Birico O grupo que brinca o boi-de-rei é composto, geralmente, por l7 homens, incluindo os tocadores. Os figurantes - mestre, galantes e damas - se vestem com trajes enfeitados com fitas de todas as cores e espelhos, nas cabeças colocam adornos em forma de coroa e nas mãos conduzem espadas. Os outros: Mateus e Birico (vaqueiros) e Catirina vestem roupas usadas, pintam os rostos com tisna e fazem a parte cômica do espetáculo.

João Porfirio dos Santos
(João Birico)
Iniciando a brincadeira, os componentes do boi-de-rei, acompanhados pelos tocadores de rabeca, sanfona e pandeiro, entoam cânticos saudando os donos da casa e a assistência, seguidos de canções de louvor ao Menino Deus, aos santos e objetos sagrados, dançando, fazendo evoluções e sapateados.

O boi é a principal figura da brincadeira, da qual fazem parte: o jaraguá, uma espécie de pássaro do pescoço bem cumprido, o guriatã, o urso (leurso), a burrinha. Além dos aboios e das canções dedicadas ao boi, para cada uma das outras figuras existem canções apropriadas.

O teatro de bonecos é originário da Ásia, de onde foi trazido para a Europa e depois para o Brasil, recebendo as denominações de Mamulengo e João Redondo, no Nordeste do Brasil. A palavra “Mamulengo derivaria de mão molenga, a maneira do apresentador manipular os bonecos sobre a tolda, enquanto João Redondo, por extensão, seria alusão a uma coleção de bonecos que certo escravo fizera, para divertir os companheiros, no meio da qual se destacava um boneco gordinho e arredondado, imitando o dono da fazenda, boneco que passou a se chamar Capitão João Redondo e a dar nome a toda a brincadeira” ( Gurgel, 1999, p.137 – 138).

Juciê Gomes e Mestre Mané Luiz
Brincadeira conhecida em todo o Nordeste brasileiro, o João Redondo, apresentava-se com bastante frequência em Boa Saúde e na vizinhança. Consiste em um drama, cujos personagens são representados por bonecos que se movimentam e falam através de uma única pessoa colocada por trás de uma tolda de tecido estampado. “O homem que manipula os bonecos do João Redondo recebe as mais diversas denominações: de mamulengueiro, em Pernambuco; titereiro em Pernambuco e Paraíba; calungueiro no Rio Grande do Norte” (Gurgel, 1999, p.139).

José Caboclo e João Gregório foram os principais apresentadores de João Redondo, em Boa Saúde, e Manoel Luiz, em Córrego de São Mateus.

Página 84

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia