NOSSA HISTÓRIA - A Comunidade de Ipueiras

A Comunidade de Ipueiras

Ipueiras localiza-se a três quilômetros da cidade de Boa Saúde, na microrregião Agreste Potiguar. Não se tem conhecimento exato da época do início do povoamento da área que constitui a localidade. Fatos, descritos pelo Senhor João Porfírio dos Santos, conhecido como João Birico, em 14/11/2003, em função de uma pesquisa acadêmica realizada pela Professora Hailda Maria da Costa, como estudante da UFRN, indicam que o povoado surgiu na década de 1920, tendo como primeiros habitantes a família de Manoel Delfino da Costa. Sua residência ficava nas proximidades onde hoje existe o açude nas terras de do Senhor José Roberto.

A segunda família mais antiga do povoado foi a de Senhor João Porfírio dos Santos, João Birico, que chegou ao povoado em 1930. Ele nasceu em 1911 e faleceu em 2005, sendo um dos habitantes mais idosos do lugar.

Outras famílias mais antigos de Ipueiras, são as seguintes:

- A família de Pedro Felipe chegou a Ipueiras na década de 1930, passando a residir na casa onde morou Manoel Delfino e sendo dono de grande parte das terras a margem da estrada principal, hoje RN002;

- A família de Piriri que residiu onde hoje á a propriedade de Geraldo Cirilo da Costa;

- A família de Severino Bento Bezerra que chegou na localidade em 1950, sendo um dos principais produtores rurais;

Dentre os moradores mais antigos de Ipueiras, destacam-se como família mais numerosas: a de João Porfírio dos Santos (João Birico) com 26 filhos e mais de 250 descendentes e, a de Benta Bezerra, falecida em 1904, deixando: 25 filhos e mais 110 descendentes.

A origem do nome da localidade está relacionada com a existência de uma lagoa que continha muitas barrocas ou ipueiras, atualmente, localizada nas terras do Senhor Geraldo Cirilo da Costa.

Texto: Professora Hailda Maria da Costa
Revisão: José Alaí de Souza


MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia