A Comunidade de Poço Comprido
Sentar no batente da frente da Escola João Bezerra da Silva e correr o olhar adiante significa encher os olhos com uma paisagem deslumbrante e lembrar-se de um trechinho de uma música que diz: “Isto ô, ô... é um pedacinho do Brasil iá, iá...”.
Poço Comprido - Boa Saúde, RN |
Poço Comprido é uma comunidade simples que faz parte do município de Boa Saúde, Rio Grande do Norte. A comunidade limita-se com as seguintes regiões: Ao Norte com Logradouro, ao Sul com Assentamento Picadinhas, ao Leste com o sítio Marquinhos e ao Oeste com o povoado de Mãe D'água. A comunidade de Poço Comprido é cortada pelo Rio Trairi e habitada principalmente pelas famílias Salva mais conhecida por Baixinhos, família Costa conhecida pelos Caicós, família Nascimento conhecida por Tatus e as famílias Avelino, Cipriano, Amorim, Gonçalves, Souza e Barbalho.
Segundo as famílias dos Catingueiras e dos Tomé o nome da comunidade vem do fato de no antigo povoado existir um grande poço no leito do rio Trairi. Na época de cheia o poço enchia e os mais velhos faziam medo as crianças dizendo que o poço era muito comprido e podia engolir os pequenos que ousassem atravessar o rio. Na época de cheias o acesso a sede do município fica difícil em virtude de a estrada passar por dentro do rio Trairi. Conta-se que na cheia de 81 as pessoas tinham que utilizar cordas e troncos de madeira para fazer a travessia.
A cultura da comunidade de Poço Comprido é preservada basicamente pela escola. Em seu currículo a escola planeja comemorações das datas especiais, faz apresentações folclóricas, artísticas, artesanais e literárias.
A comunidade conta com um posto de saúde que atende as necessidades básicas da população. Conta também com rede de telefonia fixa e móvel. Desde a década de 80, Poço Comprido conta com energia elétrica em todas as residências. O abastecimento de água se dar através de cisternas que são abastecidas pelas chuvas e por operações do Governo Federal.
Escola João Bezerra da Silva Poço Comprido |
Cravada em uma das comunidades mais distantes (cerca de 12km) da sede do município a Escola Municipal João Bezerra da Silva foi construída em 1977. Mas, segundo o livro Boa Saúde: Origem e história, a comunidade teve acesso à educação em meados dos anos 50 quando Boa Saúde era administrada pelo prefeito Manoel Teixeira de Souza. “Foram criadas 05 escolas municipais, nos sítios de Xique – Xique, Braz, Poço Comprido, Cacimba de Baixo e Palmatória, tendo como local de funcionamento a residência dos professores, que eram pagos com recursos da arrecadação municipal.” (p. 136).
Segundo informações dos mais antigos da comunidade a primeira professora foi Josefa Bento. Em 1977, foram construídas 11 salas de aula em diversas comunidades e Poço Comprido foi agraciado com a primeira escola. A construção contava com uma sala de aula, banheiro masculino e feminino, cozinha e uma pequena despensa.
Mandacaru em flor |
Na década de 70 haviam apenas três escolas no município e dentre elas a escola João Bezerra era uma das tais. Uma das primeiras professoras a lecionar foi a senhora Maria Luciene da Silva. A mesma era filha do senhor Lindolfo José da Silva, um dos proprietários da região. A escola começou a funcionar com turmas de 1ª a 4ª série e contribuiu bastante para a alfabetização com o antigo MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) que iniciou suas atividades na residência do Senhor João Bezerra tendo como pioneira a professora Geni Barbalho.
O nome da escola foi uma homenagem merecida ao senhor João Bezerra da Silva que era proprietário de muitas terras e doou o terreno para a construção da escola. Na mesma época o senhor João Bezerra fez a doação de um terreno para construção de um posto de saúde próximo a escola.
Atualmente a Escola Municipal João Bezerra da Silva tem como professoras Gizelda Barbalho e Margarete Maria. Atende a turmas de ensino infantil e fundamental I contando com cerca de 40 alunos.
Esta pesquisa foi realizada pela professora Gizelda Barbalho. A mesma é concursada a nível fundamental e leciona na Escola Municipal João Bezerra da Silva. A mesma é técnica de enfermagem (efetiva do Estado) e trabalha no posto de saúde da comunidade.
Agradecimentos á:
Maria Assunção Barbalho
João Bezerra da Silva (João Catingueira)
Maria da Conceição Filha (Maria Birro)
Josefa Diogo (Zefa Diogo)
Luiz José da Silva (Luiz Baixinho)
João Lopes Nunes (Joca Lopes).