Saiba quem foi Terezinha Gomes

A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a se chamar Escola Municipal Terezinha Gomes e aqui registramos um pouco da história dessa grande educadora.
Terezinha Gomes de Oliveira Silva (1935-2017), nasceu em Córrego de São Mateus, distrito de Boa Saúde/RN, no dia 15 de outubro de 1935. Seus pais eram José Gomes da Silva e Josefa Francisca de Oliveira mais conhecidos por José e Josefa Padre.

Desde cedo, Terezinha despertou o interesse pela educação, tendo como sonho ser professora. Inicialmente, exerceu informalmente o ofício de educadora, ensinando jovens e adultos no processo de alfabetização na Fazenda Jacaré. “Meu desejo de ensinar era tão grande que fiz uma sala de aula debaixo de um pé de imbu... os bancos eram feitos de trocos de carnaúba”. Contava Dona Terezinha.

Na década de 1950 Terezinha conquistou uma vaga na Câmara Municipal de São José do Mipibu após a desistência de um vereador, do qual a mesma era suplente. Na eleição seguinte Terezinha concorreu ao cargo de vereadora e foi eleita provando que o povo havia aprovado seu trabalho voltado para a educação.

Em 1962 retornou para o Sitio Paturis trazendo consigo o desejo de ensinar. Logo conseguiu cerca de 30 alunos e abraçou a missão de ensiná-los a ler, escrever e contar.

Em 1965 foi oficialmente nomeada professora estadual da Escola Isolada Paturis, localizada no Sítio Paturis. Em 1966 Terezinha iniciou a edificação de sua escola na comunidade de Córrego de São Mateus. Essa escola foi construída em terreno próprio e com seus próprios recursos. Logo após o término da construção, a mesma foi alugada ao Estado.

No ano de 1970, Terezinha foi designada diretora e sua escola oficialmente nomeada Escola Reunida Professora Maria Nazaré Wanderley que abrangia várias comunidades de Vera Cruz, Lagoa Salgada e Januário Cicco.

Na década de 1970 Terezinha conseguiu trazer para Vera Cruz o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Passou a coordenar esse programa bem como a merenda escolar municipal. Seu trabalho era tão bem feito que logo foi convidada para ser  Secretária Municipal de Educação de Vera Cruz. Terezinha Gomes foi a primeira Secretária de Educação do Município.

Em 1977, por razão da divisão de municípios a Escola Maria Nazaré Wanderley ficou no município de Boa Saúde, e por conveniência e convite do então prefeito Paulo de Souza, Terezinha deixou a direção das escolas municipais de Vera Cruz e assumiu a função de Secretária de Educação de Boa Saúde, além da coordenação da merenda escolar municipal e estadual.

Durante esse período idealizou e concretizou diversos projetos, tais como: a fundação da associação do Clube de Mães em Córrego de São Mateus, a criação do Supletivo Primeiro Grau, além de propiciar inúmeras comemorações e festividades na cidade. Foi nessa época que aconteceram “os grandes desfiles de 7 de setembro promovidos pela escola de Terezinha Gomes”.

“Os tempos eram difíceis pois não havia verba para comprar roupas e os materiais necessários... Logo após a festa das mães a escola já orientava os alunos para criarem galinhas, porcos e ir juntando dinheiro para comprar a farda do desfile... Quantas vezes papai teve que comprar galinhas aos alunos para garantir a farda. Era difícil, mas todos participavam como se fosse a maior festa do ano realizada pela escola". Contava Terezinha Gomes.

A Escola de Dona Terezinha, como era bem conhecida e alcançou tanta notoriedade que alunos das comunidades e sítios de Vera Cruz, Lagoa Salgada e Boa Saúde se deslocavam a cavalo para estudar na Maria Nazaré Wanderley.

Mas, em 1991, contra sua vontade, teve que deixar a direção da Escola Reunida Professora Maria Nazaré Wanderley, e passou a trabalhar na Cidade de Bom Jesus, na Escola Estadual Natália Fonseca. Contava ela que aquele foi o pior momento de sua vida. “Era como se eu fosse um peixe e me tiraram para fora da água”. Lembrava ela.

Em 1995 retornou para o município de Boa Saúde onde ficou a trabalhar como diretora por 10 anos, na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 2005 encerrou sua carreira profissional, dedicando mais de 40 anos de sua vida a ensinar crianças, jovens e adultos e dirigir os rumos das escolas. Já aposentada, jamais se apartou dos livros, dos manuscritos, das fotos, das lembranças da escola. E para conservar suas lembranças a família organizou o Memorial Terezinha Gomes que está localizado em Córrego de São Mateus e aberto para todos os que desejarem conhecer mais sobre a mulher que, com muita luta, dedicação e resistência, ousou desafiar sua época e sempre acreditou na educação como ferramenta de transformação social.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia