Filho da terra: Joaquim Almir é aprovado na Faculdade de Direito da USP

Com muita alegria acolhemos e compartilhamos a aprovação do jovem Joaquim Almir na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a USP.

Joaquim é neto de Dinis (o qual foi vereador nos mandatos de 2016 e 2020) e sempre nutriu afinidade e amor pelos estudos e pela educação.

No início de sua vida escolar, quando criança, desejava ser médico, em razão de acompanhar frequentemente seus avós e bisavós no Hospital Universitário Onofre Lopes. Lá, ele costumava responder até as perguntas dos residentes e estudantes, segundo relatos da bisavó, Severina.

No entanto, sua paixão pela escola não permitiu que Joaquim se apegasse a apenas uma área do conhecimento. Logo se apaixonou por pesquisas acadêmicas, aquelas desenvolvidas pelas universidades para transformar o mundo e as tecnologias, o que somado ao envolvimento político e social do avô, Dinis Rodrigues, fez o jovem Joaquim se interessar ainda mais pelos estudos.

Em 2022, foi eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude do RN. Um ano depois, em 2023, ingressou no IFRN, campus Natal-Central. No mesmo ano, foi eleito para ser o primeiro diretor da cadeira de Meio Ambiente da Rede de Grêmios do IFRN e, no ano seguinte, tomou posse na presidência do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, o maior Grêmio Estudantil do Rio Grande do Norte.

Ao amadurecer, percebeu que sua relação com as ciências humanas e o desejo de contribuir no campo das pesquisas acadêmicas ficaram mais fortes. O engajamento político, a vivência com Dinis na infância e o espírito crítico e questionador de Joaquim o fizeram voltar os olhos para a faculdade de Direito. Assim, em 2025, foi submetido ao Vestibular da USP, o FUVEST, e hoje comemoramos sua aprovação na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

A equipe do Esse É O Córrego entrou em contato com Joaquim e ele deixou um recado especial:

"Todos nós temos uma história. Essa história percorre altos e baixos. Às vezes a desesperança e a fraqueza batem à porta, mas precisamos ser mais fortes. Há um ano eu não fazia ideia que chegaria até aqui, mas decidi focar, acreditar e o passo mais importante: tentar! O bacharel em direito não necessariamente se torna advogado. Ele pode seguir para a magistratura, para a docência e se tornar um formador de novos bacharéis e tantos leques e vertentes que o Direito nos apresenta. Foi desafiador conciliar trabalho, ensino médio e estudos para o FUVEST, mas organizei minha rotina, fiz uma agenda, cronogramas e muita coisa que me ajudou nessa conquista. Desafios como esse nunca serão fáceis, mas se você pode sonhar, você também pode agir e conseguir! É muito libertador ser você mesmo, fazer o que você gosta e a cada dia ter a oportunidade de transformar vidas e também ser transformado! Por isso eu incentivo a todos a correrem atrás de seus sonhos e nunca desistir. Seja na educação, no trabalho, na família ou em qualquer lugar. Fé em Deus e ele abraça quem nEle confia!"

O Esse É O Córrego e a comunidade do Córrego de São Mateus fica muito feliz pela conquista de um filho da terra e deseja os mais belos votos de conhecimento, sabedoria e sucesso na jornada de Joaquim Almir!






Postar um comentário

0 Comentários