NOSSA HISTÓRIA - O Sindicato dos Trabalhadores Rurais

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Edivaldo Guino
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores
Rurais de Boa Saúde
Nos primeiros anos da década de 1960, teve início a sindicalização dos trabalhadores rurais do Nordeste, a partir da organização das Ligas Camponesas, que começou nos anos 50, na zona canavieira de Pernambuco.

Com o trabalho social realizado pela Arquidiocese de Natal, através do Serviço de Assistência Rural - SAR, com o apoio das paróquias, os trabalhadores rurais do Rio Grande do Norte, também, começaram a se organizar em sindicatos.

A organização dos trabalhadores rurais de Boa Saúde teve início com a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Caiada, em 18/11/1960, os quais começaram a participar do mesmo através de uma delegacia sindical. O vigário da Paróquia de Serra Caiada, na época, era o Pe. Antônio Dantas Vilela, que deu todo apoio, não somente à sindicalização dos trabalhadores rurais, mas, também, à organização de outros grupos na área da paróquia.

Em 22/11/1992, os trabalhadores rurais de Boa Saúde se desmembraram do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Caiada, fundando o seu próprio sindicato, tendo como primeiro presidente o Senhor João Batista da Silva e vice-presidente o Senhor Alexandre de Freitas. Atualmente, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Saúde é composta pelos seguintes trabalhadores: João Batista da Silva, presidente; João Custódio da Silva, vice- presidente; Antônio Pinheiro Pinto, secretário e João Alves da Silva, tesoureiro.

Página 111

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia