Desde 13 de janeiro que Córrego de São Mateus vem recebendo boas chuvas.
Rua Luiz Francisco de Oliveira |
Segundo a tradição, se chover em 13 de dezembro (dia de Santa Luzia), então o ano seguinte será bom. Mas a persistência e esperança do nordestino é mais forte e se alegra com as chuvas do mês de janeiro, principalmente se chover no dia 13.
Rua Luiz Francisco de Oliveira |
Segundo os agricultores, as chuvas que caíram no início do ano são um bom prenúncio de um ano bom para a roça. Desde o início do ano de 2014, que chuvas vem caindo em em Córrego. Muitos agricultores já se preparam para "cortar" a terra para o plantio.
Por trás do Centro de Lazer Nova Canaã |
"Vou esperar até o dia de São José (19 de março); se chover até lá é porque o inverno vai segurar... aí eu planto com vontade". Disse um agricultor.
Rua Luiz Francisco de Oliveira, em março de 2013 |
Alguns agricultores já estão com a terra preparada para o plantio e outros já plantaram mandioca e macaxeira. Já se pode ver em alguns roçados batata e feijão plantados. Agora só falta a chuva que garanta o feijão e o milho do São João.
Curiosidade: A EXPERIÊNCIA COM AS PEDRAS DE SAL
Foto: Inter TV Cabugi |
Essa experiência serve para indicar quais os meses vai chover mais ou menos. Na véspera do dia de Santa Luzia (o dia de Santa Luzia é 136 de dezembro), pega-se uma tábua e se desenha seis quadradinhos. Cada quadrinho representa um mês, de janeiro a junho. Põe-se uma pedra de sal em cada quadro e coloca-se no sereno. As pedras devem ser do mesmo tamanho. No dia seguinte observa-se quais das pedras derreteram mais. Assim sabe-se quais meses serão mais chuvosos ou não.