Costumes da Semana Santa

Estamos na Semana Santa. Período de reflexão sobre o sofrimento de Jesus Cristo e de muita alegria pela ressurreição do Salvador. Nesse momento de contrição muitos costumes e tradições são seguidos a risca. Veja alguns:
  • Durante a semana as imagens de santos devem ser cobertas com pano preto ou roxo para que não vejam o sofrimento de Cristo.
  • Na quarta-feira de trevas as mulheres chamadas Maria não podem pentear o cabelo e varrer a casa. Se desobedecerem podem ficar entrevadas.
  • Na quinta-feira santa não se deve tirar leite de vaca, cortar lenha ou outra árvore. Acredita-se que ao cortar lenha ou ordenhar uma vaca poderá jorrar sangue.
  • Na sexta-feira da paixão não se deve comer doce. Não se pode ligar rádio ou TV.
  • No sábado de aleluia as pessoas não devem falar alto pois é o dia em que Jesus Cristo esteve sepultado. A igreja católica não pode ser aberta nesse dia. A noite as pessoas passam em vigília até a chegada do domingo: Dia da ressurreição do Senhor.
  • No domingo de páscoa os padrinhos e afilhados se presenteiam. Geralmente os afilhados dão aos seus padrinhos uma galinha servada (gorda) e em troca ganham uma roupa, uma caixa de chocolate ou uma lata de doce.
Esses são alguns dos costumes e tradições que os mais antigos de Córrego de São Mateus cumprem na semana santa.

Todas as informações foram pesquisadas em conversas de calçada com pessoas mais idosas da comunidade.

Todas as fotos dessa postagem foram extraídas da internet

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia