A Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro promoveu nesta quarta, dia 10, sua 1ª Mostra Artística e Literária. O evento teve o objetivo de destacar a produção dos alunos durante o ano de 2014.
Esse evento faz parte do calendário de eventos da Secretaria Municipal de Educação alusivo ao aniversário da cidade (11 de dezembro). A escola foi visitada pelo Secretário de Educação, Artur de Souza, Coordenador pedagógico, Severino Crisóstomo e equipe da secretaria de educação.
Na exposição podia se ver que a escola investiu, não somente no apoio pedagógico, mas também em que os alunos tivessem a oportunidade de aprender a confeccionar alguns trabalhos artesanais, artísticos e literários.
ARTE
- Restos de tábuas de quadros da escola foram utilizados pelos alunos para pintarem temas sugeridos pelos professores.
- Uma turma de meninas foi orientada pela professora Claudinha na pintura de panos de prato.
- Um grupo de alunos aprendeu a fazer peças com resina.
- Belas telas foram pintadas pelos alunos retratando paisagens de sua comunidade.
- Telhas ganharam vida com pinturas que retratam a comunidade.
ARTESANATO
- Caixas de leite se transformaram em lindos porta-batons.
- Garrafas de suco ganharam um toque especial.
- Rolos de papel higiênico serviram para fazer uma linda árvore de natal.
LITERATURA
Segundo a coordenadora Marlene Ramos, a Secretaria de Educação lançou a proposta para que as escolas resgatassem e registrassem a história de suas comunidades. Na Mostra do Perpétuo foi exposto um material muito rico. A Escola montou o projeto Memórias Vivas que levou os alunos a conhecerem mais a cultura do Córrego de São Mateus. Após entrevistas com os moradores mais antigos os alunos foram orientados a confeccionarem livretos em formato de cordel registrando o que aprenderam.
Finalizando o evento, a banda do Mais educação desfilou pelas ruas tocando e chamando a atenção de todos. A Escola está realizando um trabalho de incentivo à música através do Programa Mais Educação e em pouco menos de 40 dias já tem uma bandinha de percussão.
O diretor da escola, Ivanaldo Inácio, disse está feliz em poder ver o quanto a escola está contribuindo para que os alunos possam não só aprender a ler e escrever mas também, quem sabe, uma futura profissão.
A professora Claudinha e alguns professores destacaram que antigamente as alunas aprendiam a fazer croché, tricô, bordado e tapetes de retalhos. "Nós estamos resgatando isso para que o aluno possa, quem sabe, ter uma renda".
Na ocasião os pais receberam o boletim anual com as notas de seus filhos e já aproveitavam para renovarem a matrícula para 2015.
Na ocasião os pais receberam o boletim anual com as notas de seus filhos e já aproveitavam para renovarem a matrícula para 2015.