Terezinha Belo deixa a luta desta vida

Na tarde desta quarta-feira, 18 de março, Terezinha de Oliveira Silva nos deixou. Terezinha Belo, com o era bem conhecida em Córrego de São Mateus, era filha de Luiz Francisco de Oliveira, um dos primeiros grandes nomes da comunidade nas décadas de 30 a 60.

Terezinha Belo se destacou na política do município sendo eleita Vice-prefeita ao lado de Aliete Paiva, ambas da ARENA. Segundo José Alai* "Em 1972 aconteceu um fato político inédito, na história do Município de Januário Cicco. Pela primeira vez, não houve disputa entre os dois grupos políticos remanescentes dos extintos partidos PSD e UDN. Como candidatas únicas da ARENA, em 15/11/1972, foi eleita Prefeita a Senhorita Aliete de Medeiros Paiva e Vice-Prefeita a Senhora Terezinha de Oliveira Silva, de Córrego de São Mateus". Exerceu o cargo até 1977 quando candidatou-se a Vereadora, ganhando com expressiva maioria de votos. Exerceu o cargo de vereadora até 1992.

Enquanto Vice-prefeita e vereadora batalhou por melhorias para o Distrito de Córrego. Foi nessa época em que foi implantado o MOBRAL em Córrego e Terezinha Belo ensinava na primeira escola de Córrego, o antigo Grupo Escolar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1974 conseguiu um poço tubular e o calçamento da Rua Principal. Foi também uma batalhadora pela eletrificação da comunidade de Córrego.
Com as irmãs Oliete, Ceci, Odete e Leide
Na década de 70 o futebol de Córrego teve um grande incentivo pois seu filho Fernando, era um grande desportista e sua mãe contribuiu bastante para os eventos esportivos e fortalecimento dos times.

Terezinha Belo nasceu em 14 de janeiro de 1929. Faleceu aos 84 anos e atualmente estava morando em Natal com seus filhos.


Com a colaboração de Cristina Ferreira
* José Alai escreveu o livro Boa Saúde: Origem e História em 2000.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia