Boa Saúde 63 anos - ASPECTOS GEOGRÁFICOS

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Localização
O Município de Boa Saúde está localizado na Microrregião do Agreste Potiguar do Rio Grande do Norte. Fica a uma distância de 75 quilômetros de Natal, a capital do Estado. Está situada a uma altitude média de 104 metros acima do nível do mar e tem as seguintes coordenadas geográficas: 06o 06’ 00” latitude sul e 35o 32’ 54” longitude oeste.

Área e Limites
A área total do Município de Boa Saúde é de 264 km2, correspondendo a 0,50% da superfície do Estado do Rio Grande do Norte.
Norte – Bom Jesus e Macaíba
Sul - Serrinha e São José de Campestre
Leste – Lagoa Salgada e Vera Cruz
Oeste – Serra Caiada e Sen. Elói de Souza

Clima
O clima do Município é semi-árido, com uma temperatura média anual de 25,7 Cº e umidade relativa média anual de 74%. O período chuvoso corresponde, normalmente, aos meses de março a junho.

Solos e Vegetação
A maior parte do solo do município é arenoso e argiloso favorecendo o cultivo de mandioca, milho, algodão, feijão, caju, pastagem e palma.
Quanto à vegetação, predominam as espécies do clima semi-árido, da caatinga como árvores e arbustos, destacando-se, entre outras, as seguintes: catingueira, angico, juazeiro, umbuzeiro, aroeira, jurema, marmeleiro e mandacaru.

Recursos Hídricos
O Município de Boa Saúde está situado na bacia hidrográfica do Trairi que tem sua nascente formada na Serra do Doutor e Cuité. Os principais riachos que banham o Município são Bom Pasto e Córrego de São Mateus. Existem muitas lagoas entre as quais destacamos: Pau D’Árco, Limpa, Barrenta, Tamatá, Cajarana, Capim Grosso e lagoa da Onça. Existem também muitos açudes, sendo o de maior capacidade (100.000 m3) situado no distrito de Córrego de São Mateus.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia