Santos FC completa 35 anos

O time do Santos FC do Córrego de São Mateus está completando 35 anos de existência. Conheça a história desse time.
O início do time do Santos aconteceu após um desentendimento ocorrido em um treino no campo do Corinthians. A equipe do Corinthians era comandada por Fernando Oliveira que tinha um bom poder aquisitivo e trazia atletas de Natal. Com a vinda desses atletas os jogadores da comunidade ficavam sem jogar.

No final desse treino surgiu a ideia de formar uma nova equipe. Gilson Mendes, Marcelo de Damir e mais uns três espalharam a notícia e saíram fazendo o convite para vários jogadores da comunidade.

Após cerca de 30 dias foi marcada a primeira reunião para apurar os comentários, organizar os jogadores e definir a diretoria que ficou assim:
  • Presidente: José Gomes (Zezinho de Leonel)
  • Vice-presidente: Dival Gabriel
  • Tesoureiro: Luiz Eugênio (Lula de Glória)
  • Nome do Time: Santos FC de Córrego de São Mateus

O embate começou bem antes de o time participar do primeiro jogo pois a equipe recém-formada não tinha condições para adquirir ternos, redes, bolas e o campo em que jogava pertencia ao Corinthians. Enquanto isso, o time adversário passou a receber mais investimentos de seus patrocinadores.

A equipe do Santos procurou o Vice-prefeito, João Félix, contou toda história e pediu um terno. O mesmo atendeu ao pedido e a equipe se organizou para comprar mais um uniforme, bolas e redes.

O primeiro jogo foi marcado para o dia 16 de agosto de 1986, contra o Alecrim de Vera Cruz (na cidade de Vera Cruz). Enquanto o dia chegava surgiram muitos comentários, principalmente, por não ter um local para treinar. A equipe do Santos se reuniu com a do Corinthians e pediu para utilizar o campo para realizar jogos, pelo menos, um domingo por mês. Sendo de acordo, os jogadores marcavam jogos com equipes das cidades vizinhas.

O Santos foi jogar em Vera Cruz e ganhou do Alecrim com um placar de 1x0. O comentário foi geral pois se tratava de uma equipe que, segundo o time adversário, só duraria três meses. A vitória do Santos em seu primeiro jogo causou a rescisão do acordo para a utilização o campo do Corinthians. O Santos teria uma nova batalha pela frente: encontrar um campo para treinar e receber equipes de fora. Mas a nova equipe já estava no coração de todo mundo e até mesmo diversos atletas do Corinthians passaram a compor o time do Santos. Um deles foi Aurélio que era a grande revelação do momento no time adversário. Assim Santos só crescia a cada jogo. No dia 6 de novembro de 1986 a família santista sofreu um grande impacto com a perca de Luiz Eugênio, o tesoureiro e grande incentivador da equipe.

O Santos contou com grandes atletas como: Aurélio, Carlos Bernardino, Dinis, Chico Pestana, Helio, Gilson, Alexandre, Marcelo de Damir, Valdir e Dival Gabriel mas, não tinha onde jogar. Após muito pensarem resolveram limpar o terreno que abrigada a antiga pocilga e uma fábrica de costura. Todo mundo deu a mão e logo o time do Santos estava com seu campo novinho para treinar e receber equipes de fora. Com essa nova aquisição vários atletas passaram a desejar fazer parte da equipe santista e assim o time passou por mais uma grande evolução.

Nessa época o time passou a contar também com: Glimalde, Milson, Chichico, Tinda, Reginaldo, Tony, Lavor, Joaquim, Carlinhos de João Paulino, Bimba, Gilvan, Rolinha, Nau, Toinho, Eugênio, Mauricinho e Renildo. Tempos mais tarde Ricardo Inácio que era o melhor zagueiro do time adversário e Marcelo Rodrigues que era o melhor volante, passaram para o time do Santos e mais uma vez o comentário foi geral.

Com um time forte e querido pelo povo a vitória era sempre garantida. O time do Santos conquistou diversos títulos:
  • Campeão municipal de um dos primeiros torneios organizado pelo Sargento Almir;
  • Empate com saber de vitória contra o Corinthians em seu próprio torneio;
  • Participou da Copa Robinson Faria em 2008;
  • Vice-campeão municipal em 2015;
  • Campeão municipal em 2016;
  • Campeão no campeonato regional José Antônio em Serra Caiada em 2018
  • Dentro outros títulos em torneios nas cidades vizinhas.
O Santos foi, e é, um time em constante crescimento e tem garantindo muitas vitórias. Isso se dar pelo fato de o time sempre estar de braços abertos para receber novos atletas. Jogadores como Neto Nunes, Jair, Edmilson Rodrigues, Van, Eribaldo, Edmilson de Lú, Adeilson de Zé Vicente, Maurício Bernardino, Joca de Apolônia, Levi, Jairo Maria e muitos outros fizeram e ainda contam as grandes histórias do time mais querido de Córrego de São Mateus.

O Santos hoje é o time mais antigo do município de Boa Saúde e continua fazendo história com seus treinos, amistosos, jogos beneficentes, ações sociais e o tradicional torneio que congrega muitas equipes. Tudo isso só é possível porque o Santos não é apenas um time... O Santos se tornou uma grande família.





VIVA O SANTOS EM SEUS 35 ANOS.


MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia