Conheça a história da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com a mudança do nome para Escola Municipal Terezinha Gomes, descobrimos que muitas pessoas ainda não sabem o porque a escola recebeu o nome de Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Fomos buscar a resposta e constatamos que quase todos os alunos que estudam e que já estudaram, bem como alguns funcionários, não sabem porque a escola tinha esse nome. Vimos também que isso se deve ao fato de a escola não tratar sobre sua própria história. Então, vamos à história.


A PROMESSA
Em meados da década de 1940, o mundo estava apavorado com as notícias da Segunda Guerra Mundial. As notícias que chegavam nos interiores era que os soldados logo chegariam para levar os jovens para lutar no estrangeiro.

O jovem Robério Xavier era casado com Josefa de Oliveira e muito devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com quem fez uma promessa de construir uma capela dedicada à santa se não fosse chamado para a guerra.

Os meses se passaram, o jovem Robério não foi convocado para a guerra e entendeu que havia sido valido pela santa. Não demorou muito e em janeiro de 1952 lá estavam colocando o sino da capela dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O GRUPO ESCOLAR
Josefa era uma jovem dedicada aos estudos e com grande aptidão para o ensino. Sendo assim, a família organizou um local para Josefa e outras amigas ensinarem a ler, escrever e contar. O local passou a receber muitas pessoas com desejo de aprender e foi chamado de Grupo Escolar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em homenagem à padroeira do pequeno lugarejo.

UMA ESCOLA MAIOR
Em fins da década de 1960 o prefeito Manoel Teixeira de Souza iniciou a construção de um prédio com duas salas de aula para abrigar a grande quantidade de alunos que vinha de outros municípios para estudar em Córrego de São Mateus. No início da década de 1970, o prefeito José Aldo Barbalho inaugurou o prédio com duas salas de aulas bem amplas, cozinha, banheiros e pátio para recreação que passou a abrigar os alunos do antigo grupo escolar. O novo prédio passou a se chamar Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

UMA NOVA ESCOLA AINDA MAIOR
Em fins da década de 1990, o prefeito Paulo de Souza iniciou a construção de um novo prédio para abrigar a grande quantidade de alunos da comunidade de Córrego e de comunidades vizinhas. A nova escola recebeu o nome de Creuza de Oliveira Xavier mas logo teve o nome substituído por Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pois passou a abrigar os alunos do ensino fundamental do antigo prédio. Nessa época a escola contava com cinco salas de aulas, abrigando mas de 300 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

DIRETORES
Josefa Xavier
Fátima
Terezinha Gomes
Marcelo Ferreira
Escilândia Ferreira
Ivanaldo Inácio
Marlene Ramos
Paulo César
Herculano Barbalho



MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia