O mês de abril de 2026 foi marcado por boas chuvas em nossa comunidade, superando a média histórica e ultrapassando a marca dos 200 milímetros.
Ao todo, o acumulado do mês chegou a 242,9 milímetros, com registros de chuva em 20 dias. A maior precipitação ocorreu no dia 24, quando o pluviômetro marcou 40 milímetros.
As chuvas trouxeram alívio e alegria para os agricultores, especialmente para aqueles que já estavam com suas plantações em desenvolvimento. No entanto, o período de estiagem registrado em meados de março gerou preocupação, principalmente para quem plantou milho e feijão nas primeiras chuvas do ano.
Segundo produtores, a falta de chuva nesse período pode comprometer o desenvolvimento das lavouras. “Isso é muito ruim porque atrasa a plantação... e se não chover em 7 dias, a boneca do milho não forma que preste”, relataram.
Analisando os dados dos últimos 34 anos, observa-se que apenas nos anos de 1994, 1997, 2000 e 2019 o volume de chuvas em abril também ultrapassou os 200 milímetros, o que reforça a relevância do índice registrado neste ano.
Com isso, o acumulado anual já chega a 563,1 milímetros, renovando as expectativas por um bom inverno e uma produção agrícola satisfatória.








0 Comentários