NOSSA HISTÓRIA - O Extrativismo Rural

O Extrativismo Rural em Boa Saúde

Durante muito tempo a caça contribuiu para a alimentação das famílias, de maneira bastante significativa. Atualmente, essa atividade quase não existe mais em Boa Saúde e na maioria dos municípios do Estado, devido aos desmatamentos e à não preservação da fauna. Muitos animais foram extintos e outros estão em fase de extinção.

Produção de caju em Boa Saúde
Os instrumentos de caça mais utilizados eram: a espingarda de soca, que utilizava chumbo, pólvora, bucha e espoleta, depois substituída pela de cartucho, para caças maiores, e armadilhas como o “fojo” e o “quixó”, para animais pequenos como o preá. Usava-se, ainda, a “arapuca”, sendo mais apropriada para pegar pássaros. Era comum o uso do “bodoque” e da “baladeira”, além da prática de “faxiar”, principalmente, rolinhas. As caças mais encontradas e preferidas eram: tatu, peba, preá, tejuaçú, camaleão e pássaros, principalmente nambu, rolinha e jacu.

No passado existia, com frequência, nos sítios, a criação de abelhas em cortiços, um tipo de colméia feita com duas telhas e argila, toras de madeira ôca ou caixote, que ficava pendurada nos galhos das árvores, principalmente dos cajueiros. Criava-se abelha jandaíra, cujo mel tem propriedades medicinais. Um dos principais criadores de abelhas era o Senhor Faustino Alexandre. Era comum as pessoas extraírem, nas matas, mel de mosquito e mel de uruçu, um tipo de abelha silvestre.

Pesca em Boa Saúde
A pesca era outra atividade que muito contribuía para o sustento das famílias, no interior. Pescava-se nos rios e lagoas uma variedade de peixes de água doce, além de pitu e camarão. Atualmente, essa atividade quase não existe mais, com exceção dos municípios onde existem grandes açudes ou barragens. Os peixes encontrados com maior freqüência eram: traíra, curimatã, cará, jundiá e piaba. Os instrumentos de pesca mais utilizados eram: anzol, tarrafa e landuá. Na pesca da piaba era comum o uso de uma garrafa, com o fundo furado, na qual utilizava-se farinha de mandioca como isca.
Casa de farinha em Xique-Xique
A natureza, além da caça e da pesca, possibilitava outra atividade muito significativa para a sobrevivência das famílias, no passado: a extração da madeira para construção de casas, abrigos e cercados para os animais, além da fabricação de móveis e da utilização como lenha e carvão.
Página 53

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia