NOSSA HISTÓRIA - As Brincadeiras

As Brincadeiras

No passado, eram muitas as brincadeiras realizadas pelas crianças e pelos adolescentes e que, com o passar do tempo, vão caindo no esquecimento.

Brincava-se com frequência de corrida de saco, corrida de jumento, pau de sebo, gato no pote, jogo de peteca, jogo de castanha, esconde-esconde, peia quente, bandeirinha, tica, remandinha, bunda –canastra, pula corda e passagem de anel.

Gato no pote Além dessas brincadeiras, outros divertimentos preferidos eram as adivinhações e histórias da carochinha e de trancoso que, quase sempre, tinham como personagens reis, rainhas, príncipes e princesas, quando não versavam sobre temas de assombração.

Lembram os mais velhos que um dos principais contadores de estórias, em Boa Saúde, era o senhor Manoel Bernardino, que gostava de relatar, com detalhes, contos de castelos e reinados.

Página 87

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia