NOSSA HISTÓRIA - Aspectos Administrativos

Aspectos Administrativos do município de Boa Saúde

Nos arquivos da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, encontramos algumas portarias e decretos relacionados, diretamente, com os aspectos administrativos do distrito.

Datado de 30/04/l940, o Decreto nº 06 destina recursos para o censo demográfico de l940, conforme transcreveremos parte do seu teor: “Art. 1º Fica aberto o crédito especial de 300$000 (trezentos mil reis) destinados a gratificar os recenseadores dos setores do Distrito Administrativo de Bôa Saúde, como ajuda de custo. Art. 2º - A gratificação será paga em três prestações, do modo seguinte: a primeira após a aprovação do Decreto, a segunda dez dias após a primeira e a terceira dez dias após a segunda.”

Providências para a mudança de um caminho que atravessava a Fazenda Pedro II (Boa Esperança), são encaminhadas através da portaria nº 34, datada de 08/04/1949, com o seguinte teor: “O Prefeito Municipal de São José de Mipibu, do Estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista o que requereu o snr. Abel Viana, brasileiro, casado comerciante em Natal e proprietário neste município , a mudança de um caminho servido por duas concelas, partindo de uma estrada carroçável que vem de Bôa Saúde, atravessando a fazenda Pedro II , do requerente, em direção ao lugar Poço Comprido, determina ao snr. Fiscal Geral desta Prefeitura para ir ao local e informar a respeito. Comunique-se e Cumpra-se. Pedro Juvenal Teixeira de Carvalho Prefeito”.

Uma portaria de nº 99, datada de l5/12/1949, destinava recursos da ordem de Cr$ 3.000,00 (três mil reais) para a construção de três bueiras, sendo uma em Arenã, uma em Córrego de São Mateus e outra na sede do distrito de Boa Saúde. Recursos para complementar as referidas construções foram destinados através de outra portaria, datada de 08/04/1950. A bueira que foi construída em Boa Saúde localiza-se no Riacho da Cruz e fica na atual Rua Adauto Rodrigues da Cunha, durante muito tempo conhecida como Rua da Bueira.

Página 121

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia