NOSSA HISTÓRIA - Prefeito Adauto Rodrigues da Cunha

O Primeiro Prefeito de Boa Saúde

Mandato: 16.02.1954 a 01.02.1955

O primeiro Prefeito Municipal de Januário Cicco foi o Tenente Adauto Rodrigues da Cunha, nomeado pelo Governador Sylvio Piza Pedroza para o cargo.

Tenente Adauto Rodrigues da Cunha
A posse do Tenente Adauto Rodrigues da Cunha no cargo de Prefeito Municipal de Januário Cicco, ocorreu no dia 16 de fevereiro de l954, tendo como local o prédio do grupo escolar, sendo presidida pelo Deputado Federal Theodorico Bezerra e contando com numerosa assistência, incluindo lideranças políticas, deste, de municípios vizinhos e da capital, destacando-se as presenças do Deputado Federal Teodorico Bezerra, do Prefeito de Natal, Deputado Creso Bezerra de Melo, do Prefeito de Macaíba, Deputado Alfredo Mesquita Filho, do Deputado Estadual Francisco Guedes Dantas, do Deputado Estadual Arnaldo Barbalho Simonett, do Prefeito Municipal de Serra Caiada, Tenente Juvenal Adelino de Souza, do Deputado João Frederico Abott Galvão, do Dr. Aldo da Fonseca Tinoco, do Sr. José Clementino Bessa, Secretário da Assembléia Legislativa do Estado e do Jornalista Djalma Maranhão, Diretor do Jornal de Natal.

Ao Tenente Adauto Rodrigues da Cunha, como primeiro prefeito do município, coube a responsabilidade de providenciar a criação e funcionamento dos diversos setores da administração municipal, procedendo a nomeação de funcionários, a locação de um prédio e aquisição de móveis e utensílios para as instalações da prefeitura. Sua rápida passagem pela administração do município deixou como marca principal o zelo para com o exercício do cargo e o tratamento para com os munícipes de forma igualitária, atendendo a todos sem discriminação e sem preferência partidária. Em sua homenagem, a Câmara Municipal de Januário Cicco, denominou a antiga Rua da Bueira de Rua Tenente Adauto Rodrigues da Cunha. Seu mandato foi encerrado no dia 01/02/1955, quando transferiu o cargo ao primeiro prefeito constitucional do município, eleito em 15/11/l954. 

Página 133

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia
ELLEN CARMIA SOUSA ALVES LIMA
25 de outubro de 2023 às 12:41

sou bisneta do Sr. Adauto Rodrigues da Cunha, fiquei muito feliz de vê a historia dele sendo contada, nós que somos da família sempre escutamos quem foi ele, pelos nossos avós. O meu bisavô foi um grande homem, um ser humano incrível, sua maior qualidade era sua simplicidade, conhecido por sua excelência em seu trabalho. Obrigada, por este registro, é de suma importância para que a história fique sempre viva em nossas memórias.

Resposta
avatar