NOSSA HISTÓRIA - Prefeito José Aldo Barbalho

Quarto Prefeito Constitucional de Boa Saúde

Mandato: 31.01.1970 a 31.01.1973

O quarto prefeito constitucional de Januário Cicco foi o Senhor José Aldo Barbalho Silva, candidato pela Sublegenda 2 da ARENA, à qual pertenciam os seguidores do extinto Partido Social Democrático, em Januário Cicco.

José Aldo Barbalho
Foi eleito no dia 30/11/1969 e assumiu a administração municipal em sessão solene realizada às 14hs e 30 mim, do dia 31 de Janeiro de l970, na Câmara Municipal de Januário Cicco. A solenidade de posse do Prefeito José Aldo Barbalho Silva e a transmissão do cargo pelo Senhor Manoel Teixeira de Souza foi presidida pelo Vice-Prefeito José Fernandes de Moura, secretariado pelos vereadores Alexandre de Freitas, como primeiro secretário, e José Aldí de Souza, como segundo secretário, tendo comparecido à mesma uma numerosa assistência, incluindo autoridades e lideranças deste e de outros municípios.

O Senhor José Aldo Barbalho Silva administrou o Município de Januário Cicco por um curto período de três anos, tendo o seu mandato encerrado em 31/01/l973, em virtude das eleições gerais que ocorreram em todo o país, em l5/11/1972, inclusive para presidente da república, a primeira realizada 28 anos depois do movimento de março de 1964.

A gestão do Prefeito José Aldo Barbalho Silva ficou marcada pela implantação da energia de Paulo Afonso na sede do município, inaugurada no ano de l97l, sendo Governador do Estado o Senhor José Cortez Pereira.

Na área de saúde, foi firmado um convênio com a UFRN/CRUTAC , através do qual a sede do município, uma vez por semana, recebia a visita de 01 médico, 01 dentista e 01 assistente social, para atendimento à população. Os casos de internamento hospitalar eram encaminhados para o Hospital do CRUTAC, em Santo Antônio, e para o Hospital Onofre Lopes, em Natal.

Além da manutenção das escolas municipais e das atividades de conservação das estradas do município, durante a sua administração foram executadas as seguintes obras:
- Aquisição de 01 prédio para o atendimento na área de saúde realizado através do CRUTAC.
- Conclusão da construção de uma escola com duas salas de aula no Distrito de Córrego de São Mateus, iniciada na gestão do Prefeito Manoel Teixeira de Souza.
- Continuação do calçamento da Rua Adauto Rodrigues da Cunha, iniciado na gestão anterior.
- Perfuração de 02 poços tubulares.

O Senhor José Aldo Barbalho Silva é filho de Afrísio de Barros Silva e Arlete de Azevedo Barbalho Silva. Nasceu no vizinho Estado da Paraíba, em João Pessoa, no dia 04/05/1938, e é casado com a Professora Maria Helena de Azevedo Silva, que, no período de 1961 a 1973, exerceu a função de Diretora do Grupo Escolar Dr. Mário Câmara, realizando um trabalho de educação muito integrado à comunidade. Atualmente, o Senhor José Aldo Barbalho Silva reside na cidade de Santo Antônio/RN. 

Página 140

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia