NOSSA HISTÓRIA - Prefeito Manoel Ribeiro de Andrade

Segundo Prefeito Constitucional de Boa Saúde

Mandato: 31.01.1960 a 31.01.1965

Eleito no dia 04/10/l959, pela legenda do Partido Social Democrático, o Senhor Manoel Ribeiro de Andrade foi o segundo prefeito constitucional do Município de Januário Cicco, tendo como Vice-Prefeito o Senhor Antônio José Sales, do Distrito de Lagoa Salgada.

Manoel Ribeiro de Andrade
A transmissão do cargo do Prefeito Manoel Teixeira de Souza ao Senhor Manoel Ribeiro de Andrade realizou-se no dia 31 de janeiro de l960,às l8 h e 30 min., na Câmara Municipal de Januário Cicco, em sessão solene, sob a presidência do Senhor Antônio José Sales, Presidente da Câmara Municipal, contando com a presença dos vereadores recém empossados, autoridades, lideranças da comunidade e do povo em geral.

A administração do segundo prefeito constitucional do Município de Januário Cicco deu continuidade ao serviço de fornecimento de energia elétrica, no Distrito de Lagoa Saldada, até maio de 1962, quando passou a cidade e na sede do município, onde foi construído um novo prédio para o motor/gerador e ampliada a rede elétrica da Rua Dr. Mário Câmara.

Foram criadas novas escolas municipais e mantidas as existentes nos sítios e povoados, com recursos próprios do município. 

Junto ao Governo do Estado, foram garantidos recursos para o novo prédio do Grupo Escolar Dr. Mário Câmara, a ser construído em terreno doado pela Prefeitura, na Avenida Manoel Joaquim de Souza.

Em 1964, houve um inverno muito rigoroso, deixando as estradas do município em péssimas condições e alguns trechos intransitáveis, tornando a conservação e a recuperação das mesmas onerosa para o município.

Na área de saúde, foi prestada assistência à população pobre, através do atendimento de um prático de farmácia, do fornecimento de medicamentos e do transporte de pessoas doentes para Natal.

O Senhor Manoel Ribeiro de Andrade exerceu o cargo de Prefeito do Município de Januário Cicco durante cinco anos, período compreendido entre 31/01/1960 a 31/01/1965, quando transmitiu o cargo ao Senhor Manoel Teixeira de Souza.

Nascido em 08/10/1920, no Município de Ingá do Bacamarte, no vizinho Estado da Paraíba, transferiu-se para o Rio Grande do Norte em 1944. Além de prefeito do município, exerceu os seguintes cargos: Administrador do Distrito de Boa Saúde, no período de 21/01 a 31/12/l953, Vereador,no período de 1971 a 1973 e de Presidente da Cooperativa Agropecuária de Januário Cicco. Casado com a Senhora Maria da Salete de Lima Andrade, o Senhor Manoel Ribeiro de Andrade é proprietário da Fazenda Comboieiro no Município de Boa Saúde e, atualmente, reside em Natal.

Página 1137

O texto foi extraído do livro Boa Saúde: Origem e história escrito por José Alai e Maria de Deus. Algumas imagens são dos blogs que José Alai mantinha. O objetivo dessa postagem é tão somente conservar nossa história.

MANDE PRA O POVO

Olha quem escreveu isso:

RETORNE e leia
ADIANTE e leia